Sarah Luiza Gomes de Lemos era filha do deputado Jaime Gomes de Souza Lemos e de Dona Luiza Negrão de Lemos. Nasceu em Belo Horizonte e formou-se pelo Colégio Santa Maria daquela cidade. Foi exatamente em uma das festas escolares, tão costumeiras para a juventude da época, que lhe foi apresentado o jovem estudante de medicina Juscelino Kubitschek, então com 25 anos.
Ficaram noivos, mas, por um breve período, o jovem médico urologista decidiu romper o relacionamento e viajar à Europa para fazer um curso de especialização e reavaliar suas metas para o futuro. Na volta, reataram o namoro e casaram-se em 30 de dezembro de 1931, na Igreja Nossa Senhora da Paz, no Rio de Janeiro.
D. Sarah Kubitschek sempre apoiou JK em sua vida política. Incentivou-o a aceitar o cargo de Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado de Minas Gerais. Desse primeiro passo, vieram outros: Deputado Federal, Prefeito de Belo Horizonte, novamente Deputado Federal, Governador de Minas Gerais, Presidente da República e, finalmente, Senador pelo estado de Goiás.
A brilhante carreira do Presidente Juscelino Kubitschek levou Dona Sarah a uma vida de restrições e de muita luta, própria das mulheres que estão ao lado de personagens que fazem a história de um país.